@InProceedings{CorrêaMesqLima:2019:ImAlJo,
author = "Corr{\^e}a, Luciano and Mesquita, Renzo and Lima, Phyllipe de
Souza",
affiliation = "{Instituto Nacional de Telecomunica{\c{c}}{\~o}es (INATEL)} and
{Instituto Nacional de Telecomunica{\c{c}}{\~o}es (INATEL)} and
{Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
title = "A import{\^a}ncia da aleatoriedade em jogos digitais e sua
aplica{\c{c}}{\~a}o no Jogo Inatel Under Invasion",
booktitle = "Proceedings...",
year = "2019",
organization = "Simp{\'o}sio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital
(SBGames)",
keywords = "games, randomness, uncertainty, jogos, aleatoriedade, incerteza.",
abstract = "Digital video games with predictable gameplay and mechanics
quickly become unattractive, and hinder players from being in the
flow channel. To improve the game and make it more attractive,
randomness plays an important role. It is responsible to create
the feeling of surprise and uncertainty, two ingredients to form a
fun game. The goal of this paper is to present the importance of
random elements in digital games. This work begins presenting
research that aimed to better explore this feature of games. As a
case study, we modified a game entitled Inatel Under Invasion,
that lacked random features, and performed an experiment where
participants were able to play both version of this game.
Afterwards we conducted an interview to learn how the modified
version impacted on the gameplay. RESUMO: Jogos digitais com
jogabilidades e mec{\^a}nicas previs{\'{\i}}veis tornam-se
rapidamente entendiantes, e impedem que jogadores se mantenham no
flow channel (canal de fluxo). Para aprimorar o gameplay e
torn{\'a}-lo atrativo, a aleatoriedade se torna
indispens{\'a}vel. Ela {\'e} respons{\'a}vel por criar a
sensa{\c{c}}{\~a}o de acaso, surpresa e incerteza, ingredientes
essenciais na constru{\c{c}}{\~a}o de um jogo divertido. Este
trabalho tem como objetivo apresentar a import{\^a}ncia da
aleatoriedade em jogos eletr{\^o}nicos. Inicialmente {\'e} feita
uma apresenta{\c{c}}{\~a}o de pesquisas que buscaram explorar
este recurso. Posteriormente, como estudo de caso, foi feita a
implementa{\c{c}}{\~a}o de t{\'e}cnicas de aleatoriedade no
jogo intitulado Inatel Under Invasion. Posteriormente, um
experimento foi conduzido para avaliar se houve avan{\c{c}}o na
qualidade da jogabilidade.",
conference-location = "Rio de Janeiro, RJ",
conference-year = "28-31 out.",
label = "lattes: 3622864350804940 3 Corr{\^e}aMesqLima:2019:ImAlJo",
language = "pt",
targetfile = "correa-importancia2.pdf",
urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}