Fechar

@InProceedings{CorrêaMesqLima:2019:ImAlJo,
               author = "Corr{\^e}a, Luciano and Mesquita, Renzo and Lima, Phyllipe de 
                         Souza",
          affiliation = "{Instituto Nacional de Telecomunica{\c{c}}{\~o}es (INATEL)} and 
                         {Instituto Nacional de Telecomunica{\c{c}}{\~o}es (INATEL)} and 
                         {Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)}",
                title = "A import{\^a}ncia da aleatoriedade em jogos digitais e sua 
                         aplica{\c{c}}{\~a}o no Jogo Inatel Under Invasion",
            booktitle = "Proceedings...",
                 year = "2019",
         organization = "Simp{\'o}sio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital 
                         (SBGames)",
             keywords = "games, randomness, uncertainty, jogos, aleatoriedade, incerteza.",
             abstract = "Digital video games with predictable gameplay and mechanics 
                         quickly become unattractive, and hinder players from being in the 
                         flow channel. To improve the game and make it more attractive, 
                         randomness plays an important role. It is responsible to create 
                         the feeling of surprise and uncertainty, two ingredients to form a 
                         fun game. The goal of this paper is to present the importance of 
                         random elements in digital games. This work begins presenting 
                         research that aimed to better explore this feature of games. As a 
                         case study, we modified a game entitled Inatel Under Invasion, 
                         that lacked random features, and performed an experiment where 
                         participants were able to play both version of this game. 
                         Afterwards we conducted an interview to learn how the modified 
                         version impacted on the gameplay. RESUMO: Jogos digitais com 
                         jogabilidades e mec{\^a}nicas previs{\'{\i}}veis tornam-se 
                         rapidamente entendiantes, e impedem que jogadores se mantenham no 
                         flow channel (canal de fluxo). Para aprimorar o gameplay e 
                         torn{\'a}-lo atrativo, a aleatoriedade se torna 
                         indispens{\'a}vel. Ela {\'e} respons{\'a}vel por criar a 
                         sensa{\c{c}}{\~a}o de acaso, surpresa e incerteza, ingredientes 
                         essenciais na constru{\c{c}}{\~a}o de um jogo divertido. Este 
                         trabalho tem como objetivo apresentar a import{\^a}ncia da 
                         aleatoriedade em jogos eletr{\^o}nicos. Inicialmente {\'e} feita 
                         uma apresenta{\c{c}}{\~a}o de pesquisas que buscaram explorar 
                         este recurso. Posteriormente, como estudo de caso, foi feita a 
                         implementa{\c{c}}{\~a}o de t{\'e}cnicas de aleatoriedade no 
                         jogo intitulado Inatel Under Invasion. Posteriormente, um 
                         experimento foi conduzido para avaliar se houve avan{\c{c}}o na 
                         qualidade da jogabilidade.",
  conference-location = "Rio de Janeiro, RJ",
      conference-year = "28-31 out.",
                label = "lattes: 3622864350804940 3 Corr{\^e}aMesqLima:2019:ImAlJo",
             language = "pt",
           targetfile = "correa-importancia2.pdf",
        urlaccessdate = "27 abr. 2024"
}


Fechar